O que achamos do The Sims 4 Vampiros

Antes de iniciar o texto de nossa análise, queremos ressaltar que a cópia do pacote de jogo nos foi concedida antes do lançamento pela EA Brasil, com a finalidade de criar este review.  Nenhum trecho foi inserido, editado ou removido por solicitação da empresa.

Com lançamento previsto para amanhã, 24, The Sims 4 Vampiros é o mais novo pacote de jogo que introduz vampiros na quarta geração da franquia. A criatura, uma das favoritas dos jogadores, esteve presente em todas as gerações do The Sims e está agora ainda mais poderosa, detalhada e bem ambientada.

Bem-vindo ao The Sims 4 Vampiros


Criar um Sim

O pacote de jogo Vampiros trouxe dezenas de conteúdos ao Criar um Sim, permitindo ao jogador criar diferentes tipos de vampiros. Esse é sem sombras de dúvidas o conteúdo pago que mais trouxe novidades a ferramenta, superando de longe os alienígenas do The Sims 4 Ao Trabalho.


Ao abrir o Criar um Sim, de cara já nos mostra um Sim aleatório pronto para ser modificado. Caso queiramos criar um vampiro (o que é o caso aqui), basta clicar no botão Adicionar e selecionar o quarto ícone (um Sim usando capa) de baixo para cima, então a animação de alguns morcegos voando ao redor do Sim é executada e temos o nosso Vampiro, em sua forma normal.


Você deve estar se perguntando agora mesmo, o que é forma normal? Bem, a forma normal é onde podemos esconder a aparência do nosso vampiro. Assim como os alienígenas tem sua forma humana como disfarce, você pode criar uma forma normal para esconder o fato que atrás daquela Sim bondosa linda existe uma vampira maligna baranga. Mas há um porém... Diferentemente dos alienígenas, a forma normal de um Vampiro não age como um disfarce propriamente dito, pois outros Sims não tem a possibilidade de “descobrir” a respeito. No entanto você pode usar a forma normal para fins de história.


Sobre o avatar do Sim no canto inferior esquerdo, há um ícone dividido em duas cores e clicando ali é habilitado a forma da escuridão de um Sim Vampiro. Mas novamente você deve estar se perguntando, agora que já sei o que é a forma normal de um vampiro, qual é a da forma da escuridão? Bem, o que ocorre é que habilitando a forma da escuridão, ela será usada apenas quando um Sim for se alimentar de outros Sims ou praticar certos poderes/habilidades de vampiros, como por exemplo influenciar as necessidades de outro Sim, com a intenção de se alimentar do plasma dele.

Na forma da escuridão não é possível editar a personalidade do Sim, como o nome, gênero, idade, estilo de andar, traços e aspirações. Mas é possível alterar o tom de voz! Também é possível alterar completamente o corpo do Sim na forma da escuridão, como por exemplo engorda-lo ou emagrecer, definir o formato do corpo, cor dos olhos, formato do nariz e muito mais. Assim como é permitido escolher qualquer roupa, acessórios, penteados e maquiagem. Tudo é personalizável em The Sims 4 Vampiros!


O Criar um Sim oferece a possibilidade copiar todos ou certos elementos da forma normal de um vampiro para a forma da escuridão, por meio de um botão localizado acima do avatar do nosso Sim. Muito simples e prático!



Vamos detalhar um pouco mais...
Ao clicar na cabeça de um Sim Vampiro e selecionar a categoria Rosto, logo de cara já nos é apresentado as seis novas categorias de personalização de vampiros, somados as três categorias que já estavam no jogo base.

Arquétipo Vampiro
Essa categoria contém as oito cabeças prontas de vampiros, no qual podemos selecionar para o nosso Sim ou então modificar como bem entender.


Aparência dos Vampiros
Também foram inseridas novas opções exclusivas de vampiros, como sobrancelhas, detalhes do olho, bochechas e boca. Por exemplo, é possível criar um Vampiro com veias saltadas no rosto e olheiras profundas. O estúdio não poupou nenhum esforço criando conteúdos que possibilitem os jogadores de criar os seus Vampiros de forma única.




Dentes
A Maxis introduziu a possibilidade de editar os dentes dos Sims na atualização dos bebês, no começo do mês de janeiro. Vampiros aproveitou essa nova funcionalidade e adicionou quatros novos tipos de dentes, desde presas na frente ao estilo do Nosferatu até com presas no lugar dos caninos.


Traços e Aspirações
Infelizmente este pacote de jogo não trouxe nenhum traço de personalidade novo, mas em compensação veio com três novas aspirações (que podem ser usados por qualquer Sim) e são eles: Família de Vampiros na categoria Familiar, Vampiro do Bem na categoria Popularidade e Mestre Vampiro na categoria Conhecimento.


Modo Compra

Ampliando ainda mais a personalização e o sistema de Traços de Lotes incluído no The Sims 4 com a atualização de jogo disponibilizada pouco antes do lançamento do pacote de expansão Vida na Cidade, em outubro de 2016, Vampiros acrescenta três novos traços que podem ser adicionados a qualquer lote, incluindo apartamentos –  são eles “Covil de Vampiro Registrado”, para que vampiros da liga enviem presentes regularmente ao núcleo/família, “Conexão Vampírica”, atraindo vampiros para os arredores do lote, e “Em uma Linha de Ley Sombria”, aumentando significativamente a possibilidade de Sims nascerem com poderes vampíricos. Há também 7 Cômodos de Estilo e 43 itens de construção.





O Modo Compra foi agraciado com 97 novos objetos, sendo mais de 60 decorativos. Há mobília para praticamente todos os cômodos de uma casa, e para todas as etapas de vida dos Sims. Os objetos são clássicos, com características góticas, coerentes com o tema do pacote. Diferente do The Sims 3 Caindo na Noite, os produtores ouviram os constantes pedidos dos jogadores e não esqueceram de caixões para os vampiros dormirem, e até mesmo fazerem Oba-Oba! As decorações incluem teias de aranha, rachaduras, arranhões, papéis de parede rasgados e tudo que você precisa para criar uma verdadeira casa com aparência antiga e abandonada. Há ainda, pela primeira vez na franquia, um órgão de tubos que soma uma nova habilidade de 10 níveis para os Sims aprenderem.




Forgotten Hollow

Forgotten Hollow é o novo mundo residencial adicionado neste pacote de jogo. Constituída por apenas uma vizinhança, a cidade conta com cinco lotes, sendo quatro deles com construções, duas habitadas e um lote vazio.


Com dias pouco ensolarados e noites longas, escuras e com muita névoa, o mundo cumpre sua função de ser um lar para Sims que buscam viver perto de vampiros e fugir dos raios de sol. É comum encontrar as criaturas andando disfarçadas pelas ruas de Forgotten Hollow, e até mesmo atacando e bebendo plasma de Sims desavisados nos cantos escuros e afastados da cidade.


Há ainda uma praça no centro dedicada a Vlad, fundador e vampiro mais poderoso de Forgotten Hollow, além de um cemitério decorativo ao redor de sua mansão, um lago com queda d’água e uma ponte de madeira. A ambientação é sombria, com corvos, plantas carnívoras, árvores do fruto de plasma e efeitos sonoros que tornam o lugar ainda mais medonho, principalmente durante as noites obscuras.



Vampiros

O Modo Simulação de The Sims 4 Vampiros é o maior ponto forte desse pacote de jogo, pois é lá onde a ação acontece, obviamente. Para tentar mostrar um pouco a real dimensão da profundidade desse pacote, decidimos contar a história de uma Sim.

Gisele é a Sim do nosso review, ela tem uma irmã e dois sobrinhos bebês. Ela tem aspiração Fabulosamente Rica e os traços Engajada, Insana e Segura de Si. Então para dar início a tudo, decidimos levá-la para um passeio em Forgotten Hollow para tentar forçar o seu destino. Eram plenas 18h e já estava escuro o suficiente, para que os vampiros saíssem de suas casas em busca de presas fáceis, aliás, estávamos justamente contando com isso. Então por obra do acaso, estava chegando na praça central do vilarejo rumo as mesas de xadrez, o Conde Vladislau Straud IV, fundador de Forgotten Hollow. Era o que precisávamos no momento.


Gisele a princípio sentiu repulsa de Vlad, devido ao seu ponto fraco "Aura de Morto-Vivo", mas em pouco tempo eles se tornaram amigos. Estava na hora de dar um passo adiante, pedimos para que Vlad transformasse ela em vampira... E não é que ele aceitou numa boa? Ele a hipnotizou e pôs suas presas em seu pescoço, Gisele acabava de selar o seu destino.

Assim como no The Sims 3, a transformação para vampiro não ocorre de forma imediata. Gisele passou por dois dias tendo sintomas e reações de sua transformação, até que ela finalmente virou uma vampira. Vlad então não era mais necessário para os nossos propósitos malignos, deixamos ele exposto ao sol nos fundos da mansão somente para vê-lo fritar igual a ovo no asfalto em um dia de muito calor. Gisele abandonou sua irmã e sobrinhos e assumiu a mansão Straud, cumprindo sua aspiração. Mas pera lá, a diversão não acaba aí.


Temos um painel inteiro com dezenas de poderes vampíricos para serem explorados, de se transformar em morcegos até influenciar as emoções de Sims nos arredores. Aliás, esse painel nos remeteu ao painel de criação de feitiços do The Sims Num Passe de Mágica. Tão bem produzido quanto o original.


Então para começar a diversão, decidimos gastar os primeiros quatro pontos de poderes vampíricos herdados de Vlad em duas habilidades novas, a Forma de Morcego que permitia a ela viajar grandes distâncias rapidamente e Sempre Bem-Vinda, que permitia a Gisele invadir qualquer residência durante qualquer período do dia, principalmente quando estivesse sedenta.

Energia Vampírica é uma nova necessidade especial dos vampiros, ela pode ser preenchida executando ações vampirescas, como Meditação Sombria ou então dormindo em uma cama ou caixão. As formas de gastar energia vampírica são executando os poderes, como lançando alucinações, sugando energia vital e influenciando emoções de Sims nos arredores.

Então conforme fazíamos as interações vampirescas em Gisele, ela foi progredindo até se tornar nível 2, no caso Vampira Menor. Ao evoluir de nível de vampiro, são desbloqueados novos poderes vampíricos que podem ser gastos por meio dos poderes de vampiro e um ponto fraco. Esses pontos fracos existem para dar um maior equilíbrio, evitando que eles fiquem extremamente poderosos e sem defeitos. Conforme progredimos rumo ao nível 5, Grande Mestra, Gisele foi perdendo o seu lado humano.

Quando ela se sentia faminta, a levávamos para a Discoteca Pan Europa em Windenburg para se alimentar das pobres almas que iriam lá apenas para se divertir e acabavam retornando para suas casas com plasma faltando em suas veias. Gisele não sentia remorso algum, pois não havíamos selecionado a ela o ponto fraco chamado "Bebedora Culpada".


Gisele passou a ter pele final, não podia mais sair sob o sol quente como antes, bastava poucos minutos para ela entrar em combustão e consequentemente virar um pastel frito. Fomos adquirindo novos poderes vampíricos para ela, então agora podia criar seus próprios vampiros, mordendo quem tivesse pela frente, também ela adquiriu imunidade ao alho e pode finalmente invadir as casas de Sims que enchiam suas casas de alho e o encanto vampírico. Quando clicávamos nela, havia uma nova interação na categoria Vampiros, chamada Aparência Sedutora. Ativando essa interação, uma névoa vermelha passa a circular Gisele e torna-se impossível um Sim resistir aos seus encantos.

Atingindo o nível 4 de Mestra Vampira, selecionamos mais um ponto fraco, Sono dos Mortos-Vivos, com ele Gisele nunca mais voltaria a dormir em camas, não importa o quão confortável fosse. Optamos por dar mais poderes a Gisele, ela agora poderia hipnotizar e lançar alucinações em Sims, fazendo com que eles não reagissem negativamente as tentativas de Gisele se saciar. Também foi adicionado ao leque de poderes dela, a possibilidade de sugar o estado vital de qualquer Sim, assim ela podia se alimentar e fazer o outro Sim esquecer completamente o ocorrido.

Ao atingir o nível 5 de vampiro, Gisele perdeu completamente o seu lado humano. Com novos poderes desbloqueados, ela não tinha mais preocupações com suas necessidades de diversão, higiene e social, apenas a sua eterna sede que nunca seria saciada. Ela podia correr em velocidade sobrenatural, como em Crepúsculo e teletransportar em uma névoa. Porém ao mesmo tempo, ela passou a ter fobia do sol graças a um novo ponto fraco, que fazia com que seus poderes ficassem mais propensos a falhar durante o dia. Ela também ganhou um novo ponto fraco posteriormente, sentia uma tristeza eterna que nunca a deixava.

Gisele hibernou por muito tempo no caixão da mansão, ela continuava linda e jovem-adulta, mas sua irmã e sobrinhos e demais Sims haviam envelhecidos e até mesmo mortos devido à idade avançada. Mas ela não, continuava sua vida tranquila e pacata dentro da mansão Straud em Forgotten Hollow, sem sair de lá. Gisele assumiu o título e sobrenome de seu velho amigo, Vladislaud Straud IV e se tornou a Condessa Gisele Straud. Mas é claro que não acabou aí.


Para preencher os dias solitários de Gisele, decidimos explorar mais a habilidade de História Vampírica que pasme, são 15 níveis. Usando o computador, descobrimos que existem 4 volumes que juntos fazem parte da Enciclopédia de História Vampírica. Por meio desses volumes, aprendemos a comprar pacotes de plasma pelo computador, criar tranças de alho para espantar vampiros, comprar sementes de alho, acônito e até semente de armadilhas para mosquitos.


Com o passar dos níveis, também desbloqueamos novas interações exclusivas, além de bebidas poderosas como a cura do Vampirismo, reversão solar, resistência vampírica e reconfiguração de poderes, que basicamente permite redefinir os poderes de nossos vampiros. Aliás, tendo a cura do vampirismo no inventário de um vampiro, ele pode entrar em combate com outro vampiro. Caso ele vença, irá jogar essa cura no rosto do perdedor, que deixa de ser vampiro imediatamente. Chegamos ao nível 15, e agora?

Gisele precisava ter algo diferente para fazer, então era hora de ela explorar os seus talentos, chegou a hora de testar o novo órgão de tubos, que Vlad adorava tocar. De práticas constantes, ela chegou ao nível mais alto da habilidade e podia tocar várias músicas diferentes compostas exclusivamente para ele, um incrível trabalho do departamento de áudio da Maxis. Isso preencheu o tempo de Gisele por um tempo, mas ela não sentia mais a necessidade de se divertir e sua tristeza eterna tornava os seus dias ainda piores.


Até contratamos um mordomo para cuidar da mansão Straud e dar uma animada na situação, afinal aquele palácio era muito suntuoso e escuro. Mas nem mesmo ele escapou das presas de Gisele, que quando ficava sedenta saía mordendo qualquer um pela frente. Era uma maldição que ela teria que carregar para sempre, sem diversão, sem precisar interagir com outros Sims e até mesmo tomar um bom banho.

Então decidimos dar um merecido descanso para Gisele, no mesmo dia que ela tentou morder um rapaz novo na cidade chamado Viktor. A levamos para o exterior da mansão Straud e ali construímos cercas ao seu redor impedindo que corresse para dentro de casa. Aquela tarde de sol em Forgotten Hollow silenciou as lamúrias de Gisele para sempre, pois ali ela se juntou a sua família no quintal da belíssima Mansão Straud.





Avaliação geral

Após um ano de muitas coleções de objetos e apenas um pacote de expansão – cujo um de seus maiores destaques era um vaso sanitário falante, 2017 começou com pé direito. Apenas duas semanas após o retorno triunfal de bebês ao The Sims 4, a chegada de vampiros tão bem trabalhados revela que os produtores não só estão ouvindo os jogadores como também tentando agradar o maior número possível. Nós, como fãs da franquia desde o início, há muito tempo não nos sentíamos tão empolgados com um produto – talvez pelo fato que tivemos a oportunidade de jogar antes de grande parte do conteúdo do pacote ser revelado.

Os vampiros introduzidos com The Sims 4 Vampiros são de longe os melhores da franquia. São tantas características a serem exploradas, que algumas horas de jogo não são suficientes para descobrir cada detalhe cuidadosamente pensado. O pacote cumpriu com extremo louvor a sua tarefa de elevar o padrão do jogo, trazendo um nível de qualidade de produção superior a qualquer outro pacote de expansão, coleção de objetos e pacote de jogo do The Sims 4, quiçá de toda a franquia.
O pacote exprime com muito vigor tudo aquilo que a franquia The Sims representa – oferecer ferramentas ao jogador, para que ele amplifique a sua criatividade. Vampiros leva a personalização a um novo patamar em The Sims 4, permitindo que o jogador crie diferentes tipos únicos de vampiros, de sua aparência até personalidade e habilidades.

A trilha sonora original de Vampiros é simplesmente excepcional. Inspiradíssimo como sempre, o compositor Ilan Eshkeri bebeu diretamente de trilhas sonoras de grandes clássicos do gênero, como Dracula (homônimo da obra de Bram Stoker, escrito em 1897), dirigido por Frances Ford Coppola em 1992 e A Noite do Espanto, dirigido por Tom Holland em 1985.

A decisão dos produtores em separar os vampiros de pacotes de expansão, a princípio soou como absurdo, não só para nós como para muitos jogadores, por resultar na quebra de um modelo consolidado. Porém, após explorarmos o pacote de jogo, foi constatado que esta foi sem dúvida alguma a melhor decisão que a equipe tomou. The Sims 4 Vampiros vale cada centavo gasto.

Se o The Sims 4 Vida na Cidade nos deixou um sabor amargo na boca, Vampiros chega para adoçar esse grande jogo que está se tornando o The Sims 4. Então para concluir, depois de dois anos podemos dizer que The Sims 4 está finalmente “saindo do estágio beta e tendo o seu merecido lançamento”. Com bebês e vampiros no jogo já no primeiro mês de 2017, o que mais podemos esperar deste ano?



The Sims 4 Vampiros estará disponível amanhã (24) por R$39,90 no Origin.