SIFF - Festival Internacional de Filmes do The Sims

Temos o prazer de trazer Minraed, do Festival Internacional de Filmes do The Sims, como nossa blogueira convidada de hoje. A gente podia fazer uma apresentação longa, mas vamos deixar a Minraed contar tudo sobre machinima.


Machinima, para quem ainda não sabe, é a criação de filmes ou vídeos usando imagens de jogos. Embora o número de criadores de machinima na comunidade do The Sims seja relativamente pequeno em comparação ao de construtores, esse é um grupo crescente e com muito talento. O The Sims é uma ferramenta natural para a criação de machinima, com um foco no realismo que pode ser manipulado de várias maneiras para contar histórias em uma gama quase infinita de gêneros.

O SIFF, o Festival Internacional de Filmes do The Sims (Sims International Film Festival), foi criado para celebrar esses talentos e essa ferramenta maravilhosa que temos nos nossos jogos do The Sims. O SIFF começou no primeiro ano da era do The Sims e comemorou recentemente sua 10ª temporada no 4º trimestre de 2014. Fazemos o festival duas vezes por ano, com estreias em março e setembro, então estamos bem no começo de uma temporada nova.

Nossa filosofia é de apoio, inspiração e aprendizado. Não filtramos as obras pelo nível de habilidade; aceitamos TODOS os níveis de habilidade na criação de machinima. Há uma categoria geral e outra que chamamos de Mestres do Machinima, para que os novatos não precisem ter medo de “competir” com esses cineastas muito experientes. Mas a questão é que o SIFF não é uma competição a ser vencida, e sim uma exibição de talento e criatividade. Todos nós sabemos que os fãs do Sims são gente muito criativa, e queremos promover esse aspecto como sendo mais importante do que vencer. Mas ainda temos o elemento da votação na escolha do público para várias categorias, e alguns prêmios especiais de mérito e reconhecimento que são escolhidos por nossa equipe e por jurados convidados, então há sempre alguma coisa para almejar.

O SIFF é aberto para todos os criadores de machinima do Sims, incluindo The Sims 2, The Sims 3 e, a partir desta temporada, The Sims 4. Ficamos muito empolgados para exibir as primeiras obras de machinima do The Sims 4 na nossa 10ª temporada, e estamos esperando uma grande onda de obras novas com a chegada do The Sims 4.

Convidamos criadores de clips de música, filmes de curta e longa metragem, séries, projetos com vários editores e propagandas ou anúncios públicos. Nosso objetivo é exibir o talento dos criadores de machinima do The Sims de todo o mundo, então você pode ter certeza de que vai encontrar uma ampla variedade de estilos e gêneros em cartaz a cada temporada. Quanto mais inscrições temos, mais público atraímos, o que gera mais visualizações para os criadores de machinima.

Se você quer participar do SIFF, visite nosso site e comece a explorar a seção do SIFF na barra de menu. Lá você vai encontrar o regulamento e as seções dos festivais anteriores, para você ver o que já fizemos. Cada temporada começa com um desafio de pôsteres, geralmente uns 2 meses antes da estreia dos filmes, então fique de olho nas novas temporadas começando em julho (para estreias em setembro) e em janeiro (para estreias em março). O princípio básico do SIFF é que sua obra deve ser nova e nunca vista antes da data de estreia. Usamos o período promocional para fazer barulho com pôsteres e trailers dos filmes, além do tabloide SIFF Buzz.

Siga a gente no Twitter, Tumblr, YouTube e Facebook para não perder os anúncios da próxima temporada.

No Simatography, nos esforçamos para agir como mentores, professores e incentivadores. Então, se você for ao nosso site agora, vai encontrar muitas dicas e ferramentas para ajudar você a começar a fazer ótimas obras de machinima. Esperamos te ver logo, e se você já estiver criando machinima, esperamos que você entre em uma próxima temporada do SIFF.

Agradecemos a Minraed por contar sobre o Festival Internacional de Filmes de Sims. Vejam na próxima semana uma postagem de um convidado com algumas técnicas de criação de filmes com o The Sims.

Texto publicado por Minraed no blog de comunidade do site oficial do The Sims.