Analise: The Sims 3 Showtime - Pacote de Expansão

O The Sims 3 Showtime que, quando anunciado, foi completamente rejeitado por diversos motivos, hoje é um dos pacotes de expansão mais queridos dos Simmers, basta conversar com qualquer jogador para provar isso - é claro, existem exceções, é impossível agradar por completo um público tão grande. The Sims 3 Showtime trás como tema a busca de fama aos Sims, tema pedido pelos antigos e novos jogadores à anos, devido ao The Sims Superstar, lançado na primeira geração da série e que abordava um tema semelhante.
O sexto pacote de expansão para The Sims 3 chegou no dia 06 de Março para  abalar o mundo The Sims com uma tonelada de novidades! Confira abaixo uma analise completa do jogo, escrita pela equipe de redatores do The Sims Style.

O jogo:

Cantores, Mágicos e Acrobatas
Oogie oogie ou, oogie oogie ou ou! - Se você já possui o jogo e jogou com um Sim cantor, deve saber o que é isso. Sims cantores tem três responsabilidades básicas: Cantar por gorjetas, apresentar shows e apresentar telegramas cantados. Sims cantores recebem solicitações para apresentar telegramas cantados logo ao iniciarem a carreira, e as solicitações são recebidas até no nível 10 da carreira, com menos frequência, devido a agenda de shows que se torna mais extensa. Apresentar-se por gorjetas é a opção mais fácil e rápida para conseguir alguns Simoleons, a qualquer hora do dia, e em qualquer nível da carreira, expondo também seu trabalho e conquistando fãs. A partir de um certo nível da carreira, se torna disponível a interação "Vender álbum", onde seus Sims passam a obter Simoleons vendendo suas músicas em um CD. Ao avançar na carreira, nova músicas de trabalho são desbloqueadas, e as possibilidades de interação nos shows são ampliadas, como "Florear", "Deslumbrar" e "Fazer pose". A voz dos Sims cantores melhora de acordo com o treino e o nível da carreira; Sims no nível 10, por exemplo, irão ter a melhor voz disponível no pacote de expansão.




Mágicos fazem mágica. Profissão muito simples e direta, o Sim que decidir ganhar a vida sendo um mágico terá que fazer com que simples truques pareçam poderes mágicos místicos e complexos. Apresentando-se por gorjetas e realizando truques o seu Sim será promovido até que possa começar a se apresentar profissionalmente em locais de shows espalhados pela cidade, onde irão apresentar seus truques, entre eles a caixa do mistério, que é desbloqueada ao ser promovido - da mesma forma que outros itens são desbloqueados - e vários outros acessórios para palco que farão do show um espetáculo lendário. Desde fazer cartas aparecerem à até mesmo fazer Sims desaparecerem, essa profissão, com o humor típico da série, tem um toque de surpresas e mistérios.




Acrobatas que fazem mímica, além é claro das diversas acrobacias, é a terceira profissão deste pacote de expansão. Apresentar contorcionismo, mímicas e malabarismos com facas e tochas em chamas fará com que seu Sim possa ganhar experiência e fama, para que finalmente possa se apresentar em um palco, com uma variedade enorme de possibilidades para entreter a platéia. Chegar ao topo dessa profissão com certeza é o momento mais empolgantes: Ver seu Sim fazendo acrobacias dentro de uma roda em chamas girando é divertido e, se combinado com um computador com capacidade para jogar com configurações razoáveis, os efeitos visuais são realmente muito interessantes.




Falhas durante a apresentação, erros na execução de truques e até saltos mortais malsucedidos são possibilidades que podem fazer com que, o que poderia ser uma grande apresentação se torne um fiasco. A partir do nível 2 de cada uma dessas profissões seu Sim estará apto para se apresentar profissionalmente, inicialmente no parque, e depois em diversos outros locais como, cafeteria, estádios, locais particulares e locais de shows ao vivo. Todos estes locais já possuem objetos de cena pré-definidos, mas o jogador tem a opção de preparar o palco da maneira que preferir, salvar a configuração usada no palco e até mesmo usar a configuração usada anteriormente. O jogo já trás todos os locais necessários para cada nova profissão do jogo, mas nada impede que o jogador construa seu próprio local, como quiser, usando as armações de palco prontas ou fazendo as suas próprias com as ferramentas disponíveis. No nível 8 em diante há a possibilidade de se apresentar para uma multidão de Sims dispostos a pagar para assistir a demonstração do dom de seu Sim, sendo acrobata, mágico ou cantor. DJ não é considerada uma profissão, e sim, uma habilidade, da mesma forma como tatuadores (The Sims 3 Ambições) e mixólogos (The Sims 3 Caindo na Noite).

DJs
Após os tatuadores e mixólogos chegou a vez dos DJs. Diferente dos tatuadores e mixólogos, os DJs são uma habilidade oculta, que é desenvolvida sem a possibilidade dos jogadores acompanharem o desenvolvimento. DJs se tornam famosos fazendo bicos, após treinar um pouco. Depois de algumas performances é possível dar aos outros Sims um álbum com suas músicas remixadas. Para fazer bicos como DJs, basta clicar sob um palco e prepará-lo com a cabine de DJ, que deve estar no inventário do Sim.



Gênios da Lâmpada
Você tem 3 desejos! Deseje ter mais desejos para que um de seus 3 sejam gastos para ganhar um outro. É, acho que desejar mais desejos é um desejo inútil. Gênios da Lâmpada é a criatura do The Sims 3 Showtime. Um Sim azul que mora dentro de uma lâmpada e pode ser invocado a qualquer hora do dia para conversar ou para gastar um dos 3 desejos de direito. Os gênios da lâmpada podem ser adquiridos de diversas formas, entre elas, comprando a lâmpada com pontos de Felicidade Duradoura ou a fazendo aparecer como um mágico. Ao fazer um desejo, o gênio sempre o realizará, mas precisará descansar um pouco até que outro desejo possa ser feito. Entre os desejos disponíveis estão: Felicidade, amor, fortuna, ressuscitar Sim, libertar gênio... Libertar gênio? Sim! Ao escolher este desejo seu Sim receberá a oportunidade para libertar o gênio da lâmpada e adicioná-lo à família, o tornando um Sim jogável. Ao torná-lo um Sim jogável, por ser um ser mágico ele pode, por exemplo, fazer aparecer um prato com a comida que o jogador desejar ou deixar a casa completamente limpa apenas batendo palmas. Gênios possuem necessidades como qualquer outro Sim e são imune ao fogo.



Starlight Shores
Seu Sim está sonhando em se tornar um grande astro? Starlight Shores é o lugar certo. A nova cidade do The Sims 3 Showtime com tema hollywoodiano trás prontos todos os locais necessários para todas as novas carreiras do jogo, além de todos os lotes padrões do jogo.

À beira-mar, Starlight Shores está lotada de Sims artistas e não é muito difícil encontrar um se apresentando por gorjetas ou fazendo um show. Decorada com palmeiras e outdoors em meio a modernos prédios, a cidade possui em seu centro alguns dos novos locais como, karaokês, locais de shows ao vivo, locais particulares e locais para grandes shows. No topo das colinas que rodeam Starlight Shores encontram-se enormes mansões com os Sims mais ricos e famosos da cidade, e é claro, algumas mansões à venda para os que tiverem dinheiro o bastante para adquiri-las.



Criar uma Família
Criar uma Família com novidades? Quase nenhuma, como sempre, mas a novidade no mesmo adicionada com o The Sims 3 Showtime não podemos deixar de citar. Um recurso pedido a muito tempo pelos jogadores é a possibilidade editar as roupas de trabalho dos Sims. Com o The Sims 3 Showtime, ao iniciar uma carreira torna-se disponível uma nova categoria com roupas de trabalho. A roupa padrão para o nível da carreira de seu Sim não pode ser editada, mas é possível adicionar outros dois trajes para a categoria, variando assim as roupas que os Sims usam para trabalhar - e isso é muito útil para as novas carreiras artísticas do The Sims 3 Showtime; Já imaginou ver um cantor usando sempre a mesma roupa em todas as suas performances?

Recursos online:

Rede Social
Jogar e conversar, compartilhar tudo o que é feito e saber tudo o que seus amigos estão fazendo em seu jogo, sem minimizá-lo ou pausá-lo foi um ponto forte do The Sims 3 Showtime. A EA parece estar tentando adicionar cada vez mais recursos onlines ao jogo, a pedido é claro, dos jogadores que sempre quiseram jogar online. Com o The Sims 3 Showtime a "Minha Página" passou uma grande atualização e agora está completamente integrada ao jogo. Logo ao entrar no The Sims 3 as mudanças são visíveis: Possibilidade de fazer login no menu principal, local para publicar status no modo simulação, mural do jogador, desafios que ao serem concluídos dão direito a emblemas na "Minha Página", entre outras novidades. O sistema de memórias, incluído com o The Sims 3 Gerações, foi aprimorado e agora tudo pode ser postado também no Twitter, não só no Facebook como antes. O mesmo acontece com as atualizações de status que podem ser publicadas no mural do jogador, no Facebook e no Twitter.

Simport
Não tenha medo, é seguro e divertido! Recurso completamente inédito na série The Sims, permite que o jogador envie seu Sim artista (cantor, mágico ou acrobata) para o jogo de seu amigo e faça um show lá, ganhando recompensas como, selos, Simoleons e avanço na carreira. Ao enviar seu Sim para um amigo, ele (o Sim) entrará em um táxi ou até mesmo em uma limousine (dependendo do nível da carreira), e irá ir até a fronteira da cidade, desaparecendo. A turnê dura cerca de 12 horas (Sims) e durante a performance seu amigo pode tirar fotos e publicar no mural do jogador para que você possa ver tudo que está acontecendo. Após o show, o Sim voltará, já com as recompensas e com um modlet positivo. É possível enviar e receber Sims, mas só é permitido enviar quatro e receber um por vez. Após colecionar todos os selos, conjuntos de objetos de cena são desbloqueados para serem usados no palco dos Sims artistas.

Aprovado

Cantores são muito divertidos. Apresentar telegramas cantados com certeza vai lhe render muitas risadas, as animações engraçadíssimas dessa carreira com certeza ressuscitaram o velho humor da série. Chegar ao topo da carreira é a melhor parte, faz você sentir que seu Sim é realmente um grande astro se apresentando para uma multidão de Sims, mesmo sabendo que são apenas sombras feitas para parecer que há milhares de Sims assistindo sua performance. Mágicos e acrobatas nos surpreenderam, não esperávamos tanto dessas carreiras. Apresentar acrobacias ou fazer ilusões por gorjetas, falhando até aprender como realmente se faz é muito divertido. Essas duas profissões não ficam de fora, e mágicos e acrobatas também podem se apresentar para uma multidão de Sims, apresentando todas as suas habilidades e muito mais.

Reprovado

Responsabilidades iguais desde o nível 1 ao 10. Não faz sentido, por exemplo, um cantor no topo de sua carreira ter que se apresentar por gorjetas e fazer telegramas cantados.
Falta interações, como sempre. Uma grande falha no The Sims 3 é a falta de interações. Sempre esperamos novas interações relacionadas às novidades do pacote de expansão, mas novamente poucas foram adicionadas com o The Sims 3 Showtime.
Três trailers com músicas da Katy Perry e uma Edição de Colecionador só dela. É claro que todos esperavam escutar músicas dela no jogo, mas isso não aconteceu. Não há nenhuma música da cantora no jogo, e isso foi uma grande decepção.
Se já não bastasse a decepção dos tatuadores e mixólogos pode não serem profissões, os DJs conseguem decepcionar ainda mais, sendo uma habilidade oculta com quase nenhuma nova interação. Lamentável.

Final

O The Sims 3 Showtime realmente nos surpreendeu, muitos pedidos de fãs foram atendidos, como por exemplo a volta do touro mecânico, a Esfera Eletro Dance, agora chamada de Condutor Eletroscópio de Plasma, a cabina de fotos, a mesa de sinuca e o player de música portátil, entre muitos outros itens que estão de volta. Todas as novas profissões são divertidíssimas e fazem com que o jogador deixe de usar códigos e queira jogar etapa por etapa.

Compre o The Sims 3 Showtime se: Você gosta de cantores mágicos e acrobatas, ver seu Sim se apresentando em um palco para milhares de Sims, ser famoso, morar em uma cidade com estilo hollywoodiano e quer os diversos itens de outras gerações da série que estão de volta.
Não compre se: Você prefere ter uma família em uma cidade calma e interiorana e não está interessado em tornar seus Sims famosos em nenhuma das profissões do pacote de expansão.