Analise: The Sims 3 Pets - Pacote de Expansão

A série Sim evoluiu muito desde o lançamento do The Sims 3, com uma cidade completamente livre e sem barreiras, quase sem as chatas telas de carregamento. Apesar disso, a formula de The Sims sempre foi a mesma. Crie uma família, uma casa, e evolua, no emprego, nos relacionamentos, e na vida, tentanto manter tudo equilibrado - ou não. Parece que à anos a EA tenta repetir a mesma formula, mas em todas as gerações da série Sim esta formula é inovada com os pacotes de expansão.

Pets trás de volto ao jogo os tão queridos animais de estimação, pela terceira vez, e ainda fazendo sucesso. Depois de The Sims O Bicho Vai Pegar e The Sims 2 Bichos de Estimação, The Sims 3 Pets inova ainda mais trazendo diversos animais a série Sim, que nunca tinham sido adicionados a mesma. Além dos tão amados cães e gatos, cavalos, um dos animais mais requisitados ao jogo desde a segunda geração do simulador de vidas, finalmente foi adicionado ao jogo, e com ele muitas outras novidades referentes aos animais. Uma nova cidade também foi adicionada ao jogo, Appaloosa Plains, cidade interiorana e pacata. Este pacote de expansão não deixou de seguir a tradição, e uma nova criatura mágica foi adicionada ao jogo, os unicórnios. Todas estas novidades estaremos apresentando abaixo em uma analise escrita pela equipe do The Sims Style, se copiar, dê os devidos créditos.

O jogo

Criar um Bicho

Você já deve ter lido muito sobre ele e visto muitas imagens, talvez já até o testou através de sua versão DEMO lançada pela EA, mas mesmo que você não tenha jogado, já fique sabendo: Criar um animal de estimação com ela é mais fácil do que parece. Se você se assustou ao ver tantas opções e possibilidades, saiba que elas são tão simples que até mesmo o mais inexperiente jogador consegue criar um pet bem personalizado com poucos minutos de aprendizado.

Ao entrar no Criar um Bicho, você se depara com uma versão básica do animal que você escolheu criar, seja um cão, gato ou cavalo. A partir dele, solte sua imaginação, crie e personalize. Se não quiser gastar seu precioso tempo em que você poderia estar realmente jogando, diversas raças prontas estão disponíveis.

Coleiras, cor dos olhos, manchas no pelo, customização das manchas no pelo, traços de personalidade... Por onde começar? Achamos que por nenhum, pois se formos falar sobre qualquer um desses detalhadamente, você não conseguiria terminar de ler este texto em menos de duas horas, sinceramente. O Criar um Bicho está tão ou mais completo que o Criar um Sim. Os traços de personalidade parecem ter sido ditados pelos próprios animais de estimação, pois todos parecem condizer com a personalidade dos nossos queridos pets da vida real. A personalização do pelo é muito detalhada. Podemos escolher a cor, o local, o tamanho, e a intensidade de cada detalhe, tornando assim cada animal de estimação único.




Cães, Gatos e Cavalos

"Ops, acho que ele acaba de rasgar o sofá!". Isto agora será algo comum em seu jogo com o The Sims 3 Pets. Começar a jogar com um cão é a melhor escolha que você pode fazer. Eles são simples de cuidar e não causam prejuízo ao seu Sim - desde que ele não destrua o sofá, como acabamos de dizer ou simplesmente DEVORE a ração e seu Sim tenha que comprar mais, e mais.

Se seu desejo sempre foi passear com seu cachorro pela cidade nas outras gerações da série Sim, agora você pode. Que tal leva-lo ao parque canino? Lá há brinquedos e diversas áreas para seu Sim e seu cão, ou apenas o cão, se divertir. Jogar um graveto, latir, guardar a casa, brincar, brincar, brincar... comer, dormir. É, não é atoa que dizem que vida de cachorro atualmente, é boa - e no The Sims 3 Pets não é diferente. Os cães tem uma ótima relação com Sims amigos, e adoram brincar e se socializar, tanto com Sims como com outros animais. Cuide para que seu cão esteja feliz, por que se não, ele pode fugir!

Podemos dizer o mesmo sobre os gatos. Com uma incrível variedade de raças, você pode fazer da sua casa, uma mansão para felinos. Arranhar é uma de suas necessidades, e se ela não for satisfeita, seu animal de estimação com certeza ficará de mau humor - ou irá arranhar seu Sim, algo comum quando um gato vai tomar banho. Gatos gostam de brincar, por isso, cuide para que ele tenha alguns brinquedos específicos para gatos para ele sempre manter a necessidade de diversão satisfeita.

Se você decidiu começar com os cavalos, talvez você tenha feito uma escolha errada. Este novo animal incluído ao jogo confunde até mesmo jogadores experientes. Subir escadas, entrar em elevadores ou passar por portas são tarefas que cavalos não podem realizar. Se seu Sim estiver cavalgando e encontrar uma porta em seu caminho, por exemplo, terá que deixar o cavalo para traz, e seguir em frente a pé.

O centro equestre da cidade está sempre pronto para seu Sim treinar seu cavalo. Lá, o cavalo e seu Sim podem treinar ou apenas se divertir, para que depois possam competir e ganhar prêmios.

Mas se você já jogou bastante The Sims 3 Pets, chegou a hora de criar um cavalo, e experimentar esta nova forma de se jogar com animais no jogo. Cavalos tem uma relação amigável com Sims que o agradam. Se um cavalo não tiver nem um pouco de afeição com o Sim, cuidado, ele pode levar um coice se não souber agir com o animal. Cavalos também gostam de brincar e de receber carinho, portanto mantenha uma relação amigável com o pet.

Todos estes animais podem fazer "Oba-Oba", e todos podem ter filhotes. Cãezinhos, gatinhos e potros precisam de um cuidado especial, da mesma forma como bebês. Dormir mais, se alimentar melhor além de precisar ficar perto de suas mães a maior parte do tempo enquanto ainda são filhotes.

Todos os animais podem desenvolver uma amizade especial com um Sim específico, este se tornando seu amigo verdadeiro. O amigo verdadeiro de um animal de estimação tem interações especiais, e sempre terão suas ações sociais aceitas. Os animais de estimação serão sempre leais ao seu amigo verdadeiro, e por isso sempre o obedecerão e dificilmente irão fugir.




Animais Pequenos

Agora seus Sims podem ter cobras com animal de estimação, por exemplo! Pássaros, repteis e diversas cobras podem ser adquiridas pelos Sims através da compra dos mesmos, no entanto, espécies mais raras destes devem ser encontradas pela cidade, o que pode ser uma tarefa difícil.

Não é porque estes animais não podem ser controlados pelo jogador ou porque tem menos importância que não se precisa de tanta dedicação a eles, muito pelo contrário. Seu Sim terá que os alimentar, brincar e cuidar para que eles possam ter uma vida saudável.

Estes animais menores devem ficar em terrários, e se ficarem no inventário de um Sim por muito tempo eles poderão fugir.

A nova criatura: Unicórnios

Você esperava por lobisomens no The Sims 3 Pets? Mas a EA decidiu inovar e aproveitar os cavalos do jogo para criar os Unicórnios, e torná-los a nova criatura do The Sims 3.

Unicórnios fofinhos? Não. Unicórnios do mal? Não. Unicórnios com pelagem de arco-íris? Também não. Os unicórnios adicionados no jogo são como cavalos normais, só com um único diferencial aparentemente, eles tem um chifre, a característica mais conhecida desta criatura. Pouco tempo após começar a jogar com os unicórnios  podemos perceber suas outras características. Iniciar incêndios é a mais comum. Unicórnio podem iniciar incêndios em qualquer situação e local, se o seu Sim estiver por perto, cuidado! Unicórnios também podem ser controlados quando adicionados ao seu núcleo/família e tem necessidades como qualquer cavalo. Quando um Sim se torna amigo de um unicórnio, ele ganha um moodlet positivo com o nome "Benção do Unicórnio", e o Sim terá muita sorte em todas as suas ações enquanto estiver com este moodlet.
Unicórnios também podem se teletransportar de um lugar para outro, mas se abusarem se seus poderes algo nada bom pode acontecer.

Animais selvagens

Um pacote de expansão com animais em um jogo com mundo livre se infinitas possibilidades sem animais selvagens seria um desperdício. A EA não deixou de trazer ao jogo alguns animais selvagens. No pouco tempo que jogamos encontramos apenas alguns poucos dos que o jogo tem, e devemos ser sinceros: Eles estão mais no jogo para decoração, pois nada pode ser feito com a maioria deles, como por exemplo, os cervos. O Sims tem apenas duas interações básicas com estes animais, elas são "Afagar" e "Assistir", e os cachorros podem latir, e brincar com alguns deles.



Modo Compra e Construção

No The Sims 2 há uma função nos modos compra e construção que até então não estava disponível no The Sims 3: O sistema de coleções. Se você tinha dificuldade para encontrar um determinado item de algum pacote de expansão ou coleção de objetos, isso provavelmente nunca mais irá acontecer, pois as coleções voltaram. Ao atualizar seu jogo para a versão 1.26/1.27 este sistema já é incluído ao jogo e já organiza tudo em coleções. Novas coleções podem ser criadas, as existentes podem ser editadas e modificadas, e todas podem ser reorganizadas para deixar o jogo ao seu gosto. Muito funcional.

Os novos objetos rurais adicionados ao jogo com o pacote de expansão são impressionantes pela qualidade, detalhamento e também pela quantidade. Todos os locais, casas e lotes comunitários de Appaloosa Plains tem este novo estilo rural, e ele foi realmente muito bem usado. Iremos falar um pouco mais sobre isso logo abaixo.

Appaloosa Plains, a nova cidade

Riverview, uma cidade interiorana, mas que em muitas situações não conseguia apresentar este seu lado, as vezes, parecia ser uma cidade como outra qualquer. Nunca, nós do The Sims Style, nunca estivemos satisfeitos com esta cidade, mas Appaloosa Plains nos surpreendeu.

Appaloosa Plains é a cidade mais pacata já adicionada ao jogo. Ao jogar nela, realmente sentimos que ela é rural, desde as ruas ao locais. Tudo foi feito com muito planejamento, cada canto da cidade cumpre nossas expectativas, e sua decoração nos faz pensar que estamos realmente em uma cidade interiorana, no outono. Alias, parece que a cidade está constantemente em festa, por ter bandeirinhas coloridas típicas de festas rurais espalhadas pelas ruas. Fantástico!

Há muitos locais dedicados aos animais de estimação, entre eles, um parque para cães, um parque para felinos e um centro equestre para cavalos. A maioria dos outros locais são adaptados para que os Sims possam levar seus animais de estimação sem problemas.

Um caminhão de sorvete esta "para lá, e para cá" em Appaloosa Plains quase que 24 horas no dia. Sempre que seu Sim estiver com desejo de tomar um, não é uma tarefa difícil encontrar o caminhão e comprar. Diversos sabores e tipos de sorvete estão disponíveis. Entre eles, os clássicos sorvetes de casquinha e picolés.



Se você tiver o pacote de expansão The Sims 3 Ambições seus novos lotes são adicionados automaticamente à Appaloosa Plains, o mesmo com o The Sims 3 Caindo na Noite, que um boteco é adicionado. Todos estes lotes que acabamos de citar foram construídos especialmente para Appaloosa Plains e tem seu estilo rural.

O que não gostamos

Finalmente o momento que nós mais esperávamos; é hora de falar de detalhes do jogo que não aprovamos. O carro de sorvete perseguidor, as animações incompletas e travosas entre outros detalhes que não gostamos serão falados aqui.

O caminhão de sorvete pode ser algo muito útil, mas as vezes chega a irritar, sim, irritar. Para onde seu Sim for, parece que o que caminhão vai junto. Quando seu Sim estiver em casa, o caminhão irá para lá, se seu Sim for ao parque, o caminhão aparecerá lá. Isto só é realmente bom se seu Sim for viciado em sorvete e só se alimentar disso, caso contrário, não. Em alguns jogos salvos de nosso jogo isso não aconteceu, por este motivo, achamos que isto deve ser um erro do jogo - mais um para a lista.

O The Sims 2 Bichos de Estimação foi um sucesso, apesar de algumas coisas do The Sims O Bicho Vai Pegar, versão do jogo com animais de estimação da primeira geração de The Sims, não terem sido incluídas ao jogo, mas isto é um pouco diferente do que iremos falar agora.
No The Sims 3, muitas animações que estavam presentes no The Sims 2 não foram feitas, estas como, ao dar o primeiro beijo, ao entrar e sair do carro e ao mudar-se de casa. Pedra no sapato, papagaio gripado... qual foi o motivo para isso mesmo? Segundo os produtores do jogo, estas animações não foram feitas para que, mais coisas pudessem ser desenvolvidas, com menos trabalho. Estas não fizeram tanta falta, pois eram apenas alguns detalhes do jogo que não alteravam em nada na jogabilidade. Já no The Sims 3 Pets, queremos citar algumas animações travosas com os animais de estimação. Se você perceber que seu gato, cão ou cavalo dá umas "travadinhas" ao andar, ou tentar desviar de algo que está no caminho ou até mesmo ao realizar uma ação, não se assuste, é o próprio jogo que não teve suas animações feitas com capricho. As vezes isto é ainda pior: Cavalos quando não conseguem passar ou desviar de algo ele "desliza" até o local que estava indo.

Erro no The Sims 3 Pets
Não sabemos se é coincidência ou foi o The Sims 3 Pets que causou este erro, talvez foi até mesmo a atualização 1.26/1.27. De qualquer forma, é um erro e precisa ser corrigido. Ao jogarmos recentemente, notamos que Sims e animais estão atravessando objetos. Este até o momento é um erro muito raro, e só aconteceu duas vezes. Enquanto jogávamos o jogo fechou sozinho diversas vezes, e isso é realmente muito chato.

Coleiras, um dos itens essenciais que seu cão ou gato deve ter. Ao colocarmos uma em um cão relativamente grande, ela parece estar o enforcando, literalmente. A EA não fez diversos tipos de coleiras, de tamanhos diferentes para cada tipo de cachorro, e se apenas um padrão de coleiras grandes fosse feito, em cachorros pequenos iria ficar desproporcional, por este motivo, um padrão de coleiros médias foi feito, e como foi dito, em cachorros maiores, ela parece o estar enforcando.

Tivemos outro erro no jogo no qual, um animal, geralmente um gato, quando vai descer de um sofá, todos os Sims e animais de estimação do aposento são "resetados", como se o código resetsim NOME SOBRENOME tivesse sido usado, muito inconveniente.

Há muitos outros erros no The Sims 3 Pets, principalmente para aqueles com um computador não tão potente ou abaixo dos requisitos mínimos, como por exemplo animais completamente distorcidos ou mais lentidão do que o normal para estes computadores. A EA já se deixou um comentário sobre isso dizendo que está trabalhando em uma atualização de jogo para resolver o problema.

E depois de muita enrolação...

Vamos dar uma nota de 0 à 10 ao pacote de expansão e definir em poucas palavras nossa conclusão final após jogar por alguns dias o The Sims 3 Pets.

NOTA GERAL: 9,0
JOGABILIDADE: 10,0
GRÁFICOS: 9,5
ÁUDIO: 9,7

CONCLUSÃO FINAL: Apesar do jogo ter um tema muito comum na série Sim, ele sempre parece ser novidade. Jogar com animais é muito divertido e dá ao jogo um ar de realidade muito maior. O The Sims 3 Pets não superou nossas expectativas, mas as cumpriu com louvor.

RECOMENDAMOS? Sim, se você for novato no jogo ou um antigo jogador, é inovador mesmo sendo um tema repetido pela terceira vez. Compre, você não se arrependerá, apesar de ter diversos erros presentes no jogo que deveriam ter sido identificados e corrigidos ainda durante o processo de desenvolvimento do mesmo.