Review do The Sims 3 Ambições – IGN

Abaixo podemos ler um review do The Sims 3 Ambições feito pelo site IGN.com. É o primeiro review que postamos de um site grande sobre a nova expansão, e o estranho é que a página original do review feito não é mais encontrada. Por sorte o membro João Roceto da O Sim BR fez a tradução antes da página "desaparecer". O IGN deu nota 8 de 10 sobre o The Sims 3 Ambições. Mais detalhes no artigo abaixo, para quem ainda está em dúvida.

THE SIMS 3 AMBIÇÕES
The Sims 3 Ambitions Review
por IGN

A mais nova expansão, The Sims 3: Ambições, não irá mudar sua opinião sobre a maior franquia de jogos para PC nunca. Não reinventou a série, mas é mais essencial do que o crédito que é dado a expansão pelas pessoas. Não é somente novas habilidades a possibilidade de possuir um animal de estimação (embora, evidentemente, adiciona recursos que são tanto importantes quando fúteis), essa expansão radicaliza a maneira que os personagens seguem sua carreira, criando experiências mais satisfatórias.

No The Sims 3, a idéia principal é administrar e observar a vida dos seus Sims – pequenos personagens que você interage. Depois de criar seu Sims – que é um recurso fundamental, desde que novas carreiras foram adicionadas no Ambições – você se junta a uma grande cidade e começa a decidir o que fazer com eles, e com a suas vidas. Anteriormente você podia controlar todas as ações, com exceção dos seus empregos. Claro, você podia escolher a carreira, e em alguns casos ditar o sustento, sendo músico ou artista, mas na maioria das vezes, você somente recolhia o que o Sim ganhou após de desaparecer durante o dia.

The Sims 3 Ambições muda isso drasticamente, dando os jogadores a escolhe entre ter uma carreira ou uma profissão. Carreiras funcionam ainda da mesma forma (exceto para médicos, que possuem novos recursos), enquanto profissões permitem o jogador participar ativamente do emprego, sempre possuindo o controle de tudo. As novas profissões inclusas são: Médicos, Caçador de Fantasmas, Investigador, Estilista, Bombeiro, e Designer arquitetônico. Cujo quais, são muito divertidos de serem jogados, devido as diferenças entre eles. Até os que eu achei que não possuíam nenhum interesse – como estilismo – se torna contagiante, simplesmente porque muda de momento para momento, exigindo mais atenção.

O motivo que mantém o jogador envolvido, é que este pode aprofundar a vida Sims nas novas carreiras – aparentemente, isso se torna a única razão para jogar. Antes, podíamos somente criar uma história para nossos Sims fora do trabalhão, ou seja, elaborando sua vida pessoal, mas o trabalho possibilita muitas mais escolhas, somente depende do quanto eles se esforçarem. Agora que você pode controlar diretamente eles durante a profissão, você pode adequá-las a personalidade, Sims perversos combinam com caçadores de fantasmas, ou bombeiros, para pararem e assistirem TV enquanto a casa queima. O quão duro você trabalha, resulta em consequências para a vida do seu Sims.

A única desvantagem para as profissões, é que são tão melhores que me fazem querer mais escolhas. Carreiras são entediantes quando comparadas com as profissões, e eu não posso imaginar meu Sims voltando aos velhos trabalhos, mas, enfim são apenas 6 novas profissões, o que não é muito. Não que eu espere que isso se mantenha assim, pois tenho certeza que a EA está preparando novas profissões para nós comprarmos na EA Store.

Outras mudanças que também vem com a expansão, que são notáveis exceções, adicionam novas opções para a forma que você joga. Novas características e Desejos Dourados estão disponíveis para o jogador, basta criar um novo Sim. Mas o melhor, mais hobbies, como inventores e escultores. Esculpir permite a você criar estátuas de outros Sims, ou até objetos como cadeiras, enquanto à inventores é permitido criar diversos itens que podem ajudar a vida de seu Sims. Por exemplo, seu Sim Inventor podem criar um higienizador para o chão, que quando o seu Sim passar por cima ficará limpo. Esses hobbies são, em últimas instância o que você designa, mas também podem alterar a história de seu Sims. Afinal, que não quer um inventor louco que senta em sua casa e passa o dia confeccionando itens? Ou talvez um escultor obsessivo que apenas faz amizade para apenas poder esculpir o rosto deles na argila?

Conclusão

Enquanto muitas expansões pareciam relativamente fúteis, Ambições se destaca por alterar uma parte importante do jogo, as profissões. Elas, sem dúvida, conseguem manter o jogador ocupado por muito tempo, e os outros recursos adicionados tornam o jogo abundante para a criação de novas histórias, que serão contadas para Sims tanto novos quanto velhos. Se é esse o tipo de mudanças que podemos esperar para as novas expansões do Sims 3, estou impressionado.