Review do The Sims 3 Ambições - Chicago Tribune

Nem tudo no The Sims 3 Ambições são flores. É assim que o Chicago Tribune define a segunda expansão para The Sims 3. O jogo, na visão do 5º maior jornal dos Estados Unidos, perde em muitos aspectos e não vale nunca o seu preço bem salgado (no Brasil R$: 69,90). O review foi traduzido pelo membro João Roceto do Forum O Sim BR.
 
Um review que não fala apenas dos aspetos bons do jogo e que fala no que a expansão deixou a desejar em comparação com o The Sims 3 Volta ao Mundo. Uma boa leitura para os que estão entre comprar e não comprar a nova expansão. Na opinião do The Sims 3 Style, sim, o jogo deixou a desejar e perdeu em muitos aspectos. The Sims 3 Volta ao Mundo é a primeira e melhor expansão do jogo ainda e que trouxe muito mais aos jogadores da série.
THE SIMS 3 AMBIÇÕES
Review do The Sims 3 Ambições

Quanto The Sims 3 lançou e eu joguei-o pela primeira vez, senti uma revelação desagradável. Joguei somente um pouco, e gostei do que vi, mas parecia que continha menos novidades do que a versão anterior.

No modo mais simples e óbvio, The Sims 2 tinha três cidades enquanto The Sims 3 possuía apenas uma. Então, eu salvei meu jogo e fui ver sobre os itens da Store que apareciam no Launcher. O que eu fiz para ver aquilo? Muitos itens extras, cabelos e muitas roupas, quase mais do que havia no jogo, e você podia comprar todos eles por praticamente o mesmo custo do jogo! Essa foi a revelação que eu havia dito. The Sims 3 realmente não é um jogo, é uma ferramenta usada pela EA para fazer fãs comprarem mais do precisam.

Pelo menos foi isso que eu defendi até a primeira expansão, The Sims 3 Volta ao Mundo. Para uma expansão, adicionou muito; novas habilidades, diversos itens, e duas únicas novas cidades... e uma aldeia francesa (Eu pensei fosse Paris, devido a Torre Eiffel). Mas, em nenhum lugar vale a pena pagar $39,99 por isso, mas ainda considero uma expansão decente, e confesso que aproveitei. De qualquer maneira, quando lançaram The Sims 3 Vida em Alto Estilo (Cerca de 60 novos itens, para mais de $20), aquele sentimento começou a voltar. E agora que eu joguei Ambições, ele permaneceu aqui.

The Sims 3: Ambições, possuiu muito potencial, mas falha na convivência do Sim. O que Ambições proporciona é o sentimento que a EA poderia ter feito mais.

Normalmente no The Sims 3, quando o Sim vai ao trabalho, ele simplesmente desaparece dentro de lote por horas. Os jogadores apenas controlam como o Sim irá trabalhar,mas não é disso que a nova expansão trata. O que Ambições prometeu fornecer foi o controle total sobre seu Sims durante o período de trabalho. Ao invés de esperar seu Sim voltar 17:00h, jogadores poderiam interagir e se divertir com o trabalho. E, parcialmente, é isso que acontece.

Ambições acrescenta seis novas profissões no jogo: estilista, arquiteto, médico, caçador de fantasma, investigador e bombeiro. Como estilista, você pode transformar o cabelo e roupa, que também é possível fazer carregando a família e pedindo para irem em frente ao espelho. Designers Arquitetônicos fazem o mesmo, mas com as casas. Uma vez que isso pode ser feito durante o jogo facilmente, a novidade é que os Sims podem ser pagos. A nova carreira médica é basicamente a mesma, mas agora você pode atender à chamadas de pacientes em suas casas.

A profissão de investigador e bombeiro são mais divertidas. O Bombeiro perde muito tempo no lote, no qual apenas pode interagir com os seus colegas de trabalho, concertar itens, e se divertir (eles possuem um trampolim!). Se o alarme é disparado, seu objetivo é ir ao encontro do incêndio e apagá-lo. Então, você recebe uma nota devido a sua habilidade e agilidade ao acabar com o problema, o que faz você ganhar pontos de experiência.

Como investigador, seu Sims pode pegar casos, e assim procurar pistas, falar com as pessoas e resolver os problemas. Essa profissão é muito simples, da mesma maneira como as aventuras da expansão anterior, mas desta vez há mais escolhas. Meu Sim estava em um caso que uma menina o contratou para descobrir qual de seus familiares havia roubado sua boneca. Admito, era um caso sem graça, mas ela estava disposta a me pagar 100 Simoleons, então eu aceitei. A trilha da investigação, indicou que fora o pai dela, e assim tive a opção de interrogá-lo. Eu poderia questioná-lo, suborná-lo ou eu insistir até que ele dissesse algo. Então, com certeza, eu o fiz contar a verdade. Acho que ele nunca mais vai roubar a boneca de sua filha.

Infelizmente, a profissão para caçar fantasmas é pior que as outras. Seu Sim basicamente se torna um Caça-Fantasma, e faz duas coisas, de deveriam ser divertidas: investigar eventos paranormais e capturar fantasma. Nas missões de captura, você é chamado pelos donos do lote, e lá deve investigar até encontrar vultos de fantasmas. Estes que falo, não são os fantasmas normais do Sims 3 (que são Sims transparentes), eles possuem uma aparência estranha. E é aqui que começa o desapontamento. Você não pode fazer coisas assim com fantasmas normais, ou seja, de Sims mortos.

Meu Sim tinha uma missão para ir a uma casa mal-assombrada, e lá, procurar por aparições paranormais, mas apenas encontrei um fantasma normal. Eu tentei capturar ele, mas nada aconteceu . Então, procurei novamente, e capturei os fantasmas que encontrei, e todos ficaram em caixas no meu inventário. Assim começou meu plano diabólico. Veja, no Ambições, você tem três opções para seus fantasmas capturados. Você podem vende-los, colocar eles em armadilhas ou libertá-los.

Então, eu visitei a casa do meu vizinho e comecei a libertar fantasmas como louco, e você não vai acreditar no que aconteceu! Nada. Ao invés de começarem assombrar a casa, os espíritos somente saiam no momento em que eu abria a caixa. Eu não posso ajudar, mas essa foi uma oportunidade perdida. Esse sistema poderia ter dado aos Sims a possibilidade de interagir com os fantasmas. Você poderia libertar eles nas casas, para depois oferecer seu trabalho, ou criar um cemitério como casa para os espíritos, ou até mesmo criar uma mansão assombrada.

Existem algumas outras mudanças interessantes, e eu vou falar sobre elas superficialmente. Mas após as profissões, é quando o Ambições termina. Adiciona novos trabalhos (três interessantes e três fúteis), mas nada é feito com os pré-existentes. Não há interações novas para os criminosos, cientistas e para os chefes culinários. Você também não pode visualizar dentro do laboratório de ciências, nem da base militar. Não, você recebe um punhado de profissões e é isso. Depois de pagar $40 por essa expansão, eu me senti enganado. São quarenta dólares por uma expansão. Eu paguei isso por "World of Warcraft: Wrath of the Lich King" e recebi muito mais! Diabos, “The Sims 3: Volta ao Mundo” adicionou muito mais recursos e ainda não valia pelo o que foi cobrado quando lançaram.

Ambições prevê um pouco mais conteúdo do que apenas as novas profissões, mas não compensa o preço de US$: 40. As duas novas habilidades são esculpir e inventar. Ambos os trabalhos, não podem ser previstos antes que sejam concluídos. No entanto, como o seu sim esculpe e inventa certos itens, são adicionados a uma lista e você pode reconstrui-los sempre que quiser. Inventores precisam de sucata metal, para isso podem comprar ou ir ao ferro-velho. Escultores têm que comprar seus materiais, mas podem ir ao ferro-velho se quiserem começar a soldar.

A maioria das invenções são itens sem utilidade, mas alguns são realmente úteis. O higienizador para o chão, que libera um spray de perfume quando seu sim passa por cima, aumentando a higiene, ou como o perfurador, que seu sim pode cavar no quintal até encontrar pedras preciosas. Minha parte favorita é a habilidade de detonação. Inventores podem, basicamente, explodir tudo, afim de encontrar mais sucata. Temi que a prefeitura fosse me multar, mas isso não me impediu de explodir metade do quintal do meu vizinho. Meu único arrependimento é que os Sims tem que correr antes que tudo exploda.

O resto que o Ambições acrescenta, me faz sentir que é apenas um patch. Agora os Sims precisam ir à lavanderia, pois toda vez que eles trocam de roupas eles deixam uma pilha de roupas sujas. Para resolver esse problema, seu Sim pode comprar uma máquina de lavar e secar, ou podem ir a uma lavanderia próxima a sua casa. Outra novidade, são as mudanças imobiliárias feitas. No The Sims 3 você podia ir a livraria, comprá-la e recolher um pouco de dinheiro de vez em quando. Agora você pode despedir trabalhadores, comprar todos os tipos de imóveis como parques e lojas de livros, e atualizar o que você possui. Por exemplo, pelas carreiras que foram adicionadas, você pode aumentar a popularidade do seu Sims na vizinhança, investindo nelas. Contudo, você não pode interagir com esses lotes.

Ambições também adiciona uma nova cidade, Twinbrook. Uma vizinhança pequena que se estende pela margem de um lago. Se você não estava feliz com os tamanhos de lotes que vinham com o jogo, agora você pode adicionar lotes com apenas alguns cliques. Esses novos recursos, que aumentam a interface do jogo, sempre contribuem para a sua qualidade. Entretanto, no tempo em que companhias como Valve e Blizzard estão oferecendo recursos inovadores, sinto que paguei muito por pequenas mudanças.

CONCLUSÃO

Então, qual o veredicto final? The Sims 3 Ambições não é uma expansão ruim, mas também não é uma das boas. Ela apresenta um novo mecanismo, mas falha quando é colocado para funcionar. Ao invés de renovarem todo o sistema de carreiras, apenas adicionar algumas. Das novas, apenas o bombeiro, investigador e caçador de fantasmas são realmente interessantes, e mesmo assim você sente que eles deveriam ter feito mais. As novas habilidades, são boas, mas reprovam na interação. Essa expansão não vale a pena por $40, e ainda seria se fosse $30. Se você é um grande fã da série, então espere que o preço baixe para $20 no Amazon, e que apareçam patches corretores.